top of page

Cirurgia a laser x Lente Fácica

Existem basicamente diferenças de indicações entre os tipos da cirurgias. Não há aquela que seja melhor ou pior mas, simplesmente, uma que é melhor indicada para um determinado paciente e outra para outro paciente.

A avaliação oftalmológica prévia é que irá determinar qual a melhor opção cirúrgica para você ! Principalmente seu grau, sua topografia corneana e sua paquimetria

 

Cirurgia a laser

Cirurgia a laser

Indicações

É indicada para pacientes com graus leves a moderados e sem doenças corneanas previas (boa espessura corneana e sem alteraçoes da topografia corneana) 

Possíveis complicações

Devido à similaridade entre os dois procedimentos, PRK e LASIK compartilham possiveis complicações, entre elas:



- Olho seco pós PRK e LASIK 

- Glare e halos ao redo das luzes (especialmente a noite)

- Dificuldades em enxergar em situações de baixo contraste



COMPLICAÇÕES DO PRK



Em adição aos riscos compartilhados listados acima, existem outras possiveis complicações:

- Atraso de cicatrização

Devido ao fato do PRK necessitar da remoção da camada mais externa da córnea, ha um aumento no tempo de cicatrização. A recuperação durante os primeiros dias após a cirurgia pode ser mais desconfortável que o  LASIK

- Outras complicações

Complicações adicionais incluem um aumento na sensibilidade a luz e desenvolvimento de haze corneano (opacidade corneana que se desenvolve onde a córnea foi remodelada). Na maioria dos casos o haze desaparece dentro dos primeiros 6 meses.



COMPLICAÇÕES DO LASIK



Embora Lasik tenha uma recuperação mais rápida do que o PRK, ele tem mais complicações potenciais. Infelizmente, as complicações do LASIK tais como problemas na confecção do flap, ceratite lamelar difusa, e ectasia podem ser sérias e podem ser de difícil resolução

- Complicações relacionadas com o flap

Existem várias complicações do LASIK envolvendo o flap corneano, incluindo um flap cortado incorretamente, falha na aderência do flap, e estrias desenvolvidas no flap. Estas complicações relacionados ao flap do LASIK podem causar astigmatismo irregular levando a visão distorcida. Estas complicações do LASIK podem ocorrer tanto no LASIK tradicional quanto no IntraLase ®, embora os estudos mostram uma menor ocorrência de complicações no flap quando LASIK é realizado com o laser IntraLase.

- Ceratite lamelar difusa (DLK)

Ceratite lamelar difusa (DLK) é uma possível complicação séria do LASIK . DLK, que pode ocorrer em ambos os procedimentos tradicionais e Intralase, acomete as células sob o flap da córnea. Como uma reação a corpo estranho, o olho fica inflamado e começa a gerar uma cicatriz. Sem tratamento imediato, DLK pode causar perda severa da visão.

- Ectasia

Provavelmente, a mais grave complicação do LASIK, ectasia corneana é a diminuição progressiva da espessura da córnea que pode levar à necessidade de outros procedimentos cirúrgicos. Embora rara, há um aumento no número de doentes que desenvolveram ectasia por lasik. Novos critérios de triagem para os pacientes podem ajudar a evitar o surgimento de ectasias. Ectasia é primariamente uma complicação LASIK, no entanto, em casos raros, pode também ocorrer com PRK.

Lente Fácica

Lente Fácica

Indicações

É indicada para pacientes com graus altos a severos e para aqueles cuja cirurgia a laser foi contra-indicada ou por insuficiência de espessura corneana ou por doenças previas da córnea.

 

Possiveís complicações

Algumas complicações relacionadas às lentes fácicas diferem daquelas associadas à cirurgia refrativa a laser.



DANOS AO CRISTALINO



Uma vez que a ICL Visian é colocado no interior do olho, o risco potencial de tocar o cristalino (a lente natural do olho) pode acontecer. Danos ao cristalino podem provocar uma opacidade do cristalino (catarata), no caso mais grave, o que requer a remoção e substituição do cristalino por uma lente sintética. Estas opacidades, necessitando de intervenção cirúrgica, ocorrem em menos de 1% dos pacientes q recebem lentes facicas.



COMPLICAÇÕES DA IRIDOTOMIA



Uma a duas semanas antes da implantação da ICL Visian, o cirurgião irá executar um procedimento chamado iridotomia. Usando um YAG laser, o médico irá fazer uma ou duas pequenas aberturas perto do limite de sua íris. Complicações do iridotomia são raras, mas podem incluir inflamação, aumento temporário da pressão intra-ocular, sangramento e formação de cicatriz.



AUMENTO DA PRESSÃO INTRAOCULAR

 

Em alguns casos, pode haver um aumento da pressão ocular. Se isso ocorrer, o cirurgião pode rapidamente resolver o problema com medicações adicionais ou intervenção cirúrgica.

Possíveis complicações comuns aos dois tipos

Todos os procedimentos refrativos  são realizados para melhorar em algum grau os erros refrativos porém eles podem compartilhar possiveis riscos:

- Hipercorreção

- Hipocorreção

- Infecções

- Erro refrativo residual

 

© 2012 by Greg Saint. No animals were harmed in the making of this site.

Correcao da visao
Núcleo de Excelência em Oftalmologia
bottom of page